ETAPAS CNPq

     Implementado pelo CNPq em novembro do ano de 2020 junto a Universidade Estadual Paulista, o projeto Veracidade faz parte de uma investigação pós doutoral que  pertence ao campo de conhecimento  que reúne a temática do patrimônio cultural, da cidade e das mídias digitais,  propondo como objetivo estudar e elaborar estratégias mídia-criativas para  registro de divulgação da memória.  

     Como campo de análise e experimentação foi escolhido o bairro Poço da Panela, na zona norte da cidade do Recife. A partir de uma atividade de extensão, com  a participação de acadêmicos e alunos do ensino fundamental, objetiva-se  coletar dados audiovisuais sobre a memória oral da comunidade, atividade que será complementada através de entrevistas com os moradores do local. 

     Os  dados serão disponibilizados na presente interface online, e a partir deste acervo, divulgar-se-á seu conteúdo através de exposições no espaço urbano, demarcando cada sítio específico  com QR Codes – sigla em inglês para Quick Response Code, ou código de  resposta rápida –, os quais poderão ser fixados, por exemplo, em edificações  de relevância histórica e cultural.  Assim, além de elaborar um estudo de  referências sobre o registro da memória cultural, o projeto desenvolverá um  roteiro físico de aprendizagem no espaço da cidade, cujo resultado virá a  colaborar com práticas educativas e com políticas públicas para resgate e  disseminação da herança cultural da cidade.

ETAPAS

Etapa 1 

Investigação Científica: elaboração de revisão bibliográfica do estado  da arte sobre as metodologias existentes

Etapa 2

Desenvolvimento e estruturação da estratégia de intervenção no  bairro

Etapa 3 

Aplicação da atividade de extensão, desenvolvimento da plataforma do projeto e  implentação dos Qrs Codes

Etapa 4 

Edição e publicação de um livro com quadro teórico sobre a temática  concomitante com a escrita e entrega do relatório final de estágio.