CARTOGRAFIAS SUBJETIVAS 

unesp-logo-5.png
© Copyright

  A segunda atividade da pesquisa foi realizada de forma híbrida na qual fizemos uma oficina de edição de imagens no ambiente remoto para então, no encontro presencial, trabalhamos na produção de um mapa mental, no qual cada participante da etapa anterior (educadores, estudantes universitários e alunos da educação básica), teve a oportunidade de  construir de formal textual a marcação de pontos, acrescidos a um mapa impresso do bairro, que registravam os espaços, pessoas, objetos e momentos que ficaram gravados em suas lembranças.

  Concluído o mapa mental, os participantes selecionaram imagens que referenciavam por meio da fotografia os lugares que lembravam. Essas imagens foram colocadas no programa de edição de imagens, onde os participantes as sobrepunham e as mesclavam formando uma colagem digital que se transformou na paisagem de suas memórias. Os participantes também adicionaram a percepção que tiveram do ambiente de forma escrita em um formulário Google.

 Essas colagens e considerações foram posteriormente (na terceira atividade) acrescidas a um mapa coletivo online, junto com trechos das transcrições dos áudios coletados na etapa anterior. A partir desse mapa, confeccionamos Qr Codes para inserção das produções no espaço urbano.

  Para as atividades presenciais tivemos a colaboração do Colégio Motivo (Unidade de Casa Forte Recife) que disponibilizou o uso dos laboratórios e demais espaços da escola.